segunda-feira, 2 de novembro de 2015

Fontes tipográficas

 Fonte tipográfica são conjuntos de caracteres que podem corresponder a letras, números ou símbolos. São armazenadas em ficheiros de fontes, onde vão ser visualizadas no ecrã ou impressas.
São identificadas por nome e agrupadas segundo determinadas famílias. 

 Os tipos de fonte são utilizados para reproduzir texto no ecrã e na impressão. Utiliza como unidade de medida o ponto (pt) que corresponde a 0.3528mm. 
Existem dois tipos de fontes: bitmapped (imagems bitmap) e escaladas (vetoriais).

 Fontes bitmapped:  
- São guardadas como uma matiz de pixéis e quando ampliadas perdem a qualidade e são concebidas com uma resolução e um tamanho específicos para uma impressora específica, não podendo ser escaladas. 
- Se uma impressora não suporta as fontes bitmapped, estas não podem ser impressas.
- Tipos de fontes bitmapped: courier, MS Sans Serif, Small e Symbol. 

Um exemplo de uma fonte bitmapped é Courier, que é uma fonte de serifa egípcia  projetada para assemelhar a saída de uma batida de máquina de escrever. A tipografia foi projetada por Howard "Bud" Kettler em 1955. As variantes são: Courier New, Courier Standard.


Fontes escaladas:
- As fontes escaladas, ao contrário das fontes bitmapped, são definidas matematicamente e podem ser interpretadas (rendering) para qualquer tamanho que forem requisitadas.
- Contêm informação para construir os seus contornos através de linhas e curvas que são preenchidas para apresentarem um aspecto de formas contínuas, tais como as fontes Type1, True Type e Open Type.


True type foi desenvolvida inicialmente pela Apple. Cada fonte True Type contêm o seu próprio algoritmo para converter as linhas de contorno em bitmaps.

Através do site: http://www.tagxedo.com/, criamos uma Nuvem de Palavras que destaca palavras e termos que ocorrem com mais frequência em textos, blogs, etc.











Sem comentários:

Enviar um comentário