segunda-feira, 2 de novembro de 2015

Padrões de Codificações

 Padrões de codificações são padrões de relacionamento entre um conjunto de carateres (representações de grafemas ou unidades similares a grafemas como as que compõem um alfabeto utilizados na comunicação através de uma linguagem natura) com um conjunto de outra coisa, como por exemplo números com o objetivo de facilitar o armazenamento de texto em computadores e a sua transmissão através de redes de telecomunicação.





Código ASCII é um código binário que codifica um conjunto de 128 sinais: 95 sinais gráficos (letras do alfabeto latino, sinais de pontuação e sinais matemáticos) e 33 sinais de controle. Cada código binário possui 8 bits (equivalente a 1 byte), sendo 7 bits para o propósito de codificação e 1 bit de paridade (deteção de erro).
 A codificação ASCII é usada para representar textos em computadores, equipamentos de comunicação, entre outros dispositivos que trabalham com texto.
  No endereço http://www.supertrafego.com/ms_codigo_ascii.asp, é possível fazer uso da ferramenta "código ASCII".
 Exemplos:




  

























Código Unicode é um padrão que permite aos computadores representar e manipular, de forma consistente, texto de qualquer sistema de escrita existente. O padrão consiste de pouco mais de 107 mil caracteres.






 No site http://www.network-science.de/ascii/ é possível fazer uso da ferramenta "ASCII Generation".
 Exemplos:


























No site http://www.glassgiant.com/ascii/ é possível converter imagens em ASCII.
  Exemplo:




Sem comentários:

Enviar um comentário